Solenidade marca a abertura da Semana da Pátria em Santa Maria

Solenidade marca a abertura da Semana da Pátria em Santa Maria

Foto: João Alves (prefeitura)

A Praça General Osório, mais conhecida como Praça do Mallet, foi palco, na tarde deste domingo (1º), da solenidade de abertura da Semana da Pátria 2024 em Santa Maria. A cerimônia teve início às 16h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Santa Maria ao som do Hino Nacional. Estiveram presentes o comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke (União), além de autoridades civis e militares.
O comandante da 3ª DE e o prefeito fizeram o acendimento da Pira da Pátria, sendo que o fogo simbólico chegou até a praça conduzida por um grupo de atletas civis e militares. A centelha do Fogo Simbólico da Pátria foi também repassada aos subprefeitos dos distritos de Santa Maria.
Neste ano, os destaques da Semana da Pátria são o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil (tema nacional) e os 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU (tema estadual). Em Santa Maria, o destaque é o voluntariado, com o slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”, sendo Liana Cassol Comassetto e os professores Livio Imbere da Jornada Pereira e Lenira Motta Soares os destaques locais.
O fogo simbólico permanece na Praça General Osório até o dia 7 de setembro. Durante esse período, será vigiado por escoteiros e militares de Santa Maria. No dia 7, será transferido para a Avenida Medianeira, onde ocorrerá o tradicional desfile cívico-militar.

Próximos eventos

Integrando a programação da Semana da Pátria em Santa Maria, na próxima quinta-feira, 5 de setembro, ocorrerá uma sessão solene na Câmara de Vereadores, a partir das 8h30min.
No dia 7, próximo sábado, feriado da Independência do Brasil, será realizado o tradicional desfile cívico-militar. O evento terá início às 8h, com o hasteamento das bandeiras em frente ao palanque, na Avenida Medianeira. Em seguida, a partir das 8h30min, começa o desfile.
Neste ano, um dos destaques será o grupamento de voluntários que atuaram durante as enchentes no Rio Grande do Sul e que trabalharam em várias frentes para auxiliar centenas de famílias afetadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desvio da ponte da Várzea do Rio Toropi terá bloqueio para manutenção e outras 5 notícias pra você ficar sabendo Anterior

Desvio da ponte da Várzea do Rio Toropi terá bloqueio para manutenção e outras 5 notícias pra você ficar sabendo

Desvio da ponte da Várzea do Rio Toropi, na BR-287, terá bloqueio para manutenção nesta segunda-feira Próximo

Desvio da ponte da Várzea do Rio Toropi, na BR-287, terá bloqueio para manutenção nesta segunda-feira

Geral